(Fonte da imagem: Mural de Imagens )

II CAUCUS INDÍGENA INTERNACIONAL SOBRE ACESSO E PROTEÇÃO DE CONHECIMENTOS TRADICIONAIS E BIODIVERSIDADE

(Fonte das informações: INBRAPI )

Local e Data: Centro de Convenções Israel Pinheiro, em Brasília, de 25 a 27 de março de 2008.
O Brasil possui a maior diversidade cultural da América Latina: São 230 Povos que vivem nas florestas tropicais da Amazônia, na caatinga do nordeste, no cerrado do Centro-Oeste, na mata atlântica do sudeste e nas matas de araucária meridionais. Trata-se de uma megasociodiversidade que fala 180 línguas, mas possui uma preocupação comum: qual será o futuro das nossas terras e águas tradicionais? Como proteger nossos conhecimentos sobre a biodiversidade que preservamos e conservamos em nossas terras, por tempos imemoriais?
Caucus designa a reunião de determinados grupos de países ou segmentos sociais que participam de uma reunião da Convenção sobre Diversidade Biológica, por exemplo, a reunião do grupo de países do continente africano que fazem parte da CDB é denominado “Caucus Africano”, de forma semelhante a reunião dos indígenas de vários Povos do mundo na CDB chama-se “Caucus Indígena”. Enfim, o Caucus reunirá muitos Povos de todos os ecossistemas brasileiros em um evento que falará línguas que as Nações Unidas desconhecem. Um Caucus de homens, mulheres, líderes tradicionais, especialistas indígenas, jovens, parteiras e anciãos para pensar no futuro da diversidade biológica, a partir da perspectiva da Megasociodiversidade nativa do Brasil.


Fonte * Blog Floresta da Índia Ursa Sentada

2 comentários:

  1. Um texto repleto de cultura e de informação.

    ResponderExcluir
  2. Esperemos que as Autoridades competentes tenham, ao longo dos tempos vindoros, a consciencia da importancia e extremo valor destes povos de tradições suberbas e que bem merecem ser protegidos da extinção!!!

    Adorei o artigo!

    Um beijinhos e uma boa semana!

    ResponderExcluir