Sêmen

Foi um sêmen plantado com meu nome nos antigos rincões da mata virgem.
A raiz, de tão dura, ninguém come, porque nela plantei a minha origem. Ensinar o caminho eu não sei. Das mil vezes que lá passei, nunca pude guardar o seu desenho. Como posso saber de onde venho, se a semente profunda não toquei?
Como posso saber a minha idade se meu tempo passado não conheço?
Se a lembrança não tem capacidade, como posso me ver desde o começo?
Se não olho pra trás com claridade, que futuro obscuro aguardarei?
Como posso saber de onde venho se a semente profunda não toquei?
Tantos povos se cruzam nessa terra, que a roleta dos genes nunca erra: o mais puro padrão é o mestiço. Como posso pensar ser brasileiro, enxergar minha própria diferença, se olhando ao redor vejo a imensa semelhança que liga o mundo inteiro?
Como posso saber quem vem primeiro, se o começo eu jamais alcançarei?
Como posso saber de onde venho se a semente profunda não toquei?


Bráulio Tavares e Siba

Site : Provocacoes

2 comentários:

  1. "Como posso saber de onde venho se a semente profunda não toquei?"


    Maravilhoso , amiga.

    Como me veio a direito o email... Nem imagina...

    ResponderExcluir
  2. Mais um fantástico poema e um lindo trailer no post anterior.
    Adorei especialmente o poema.

    Bom Domingo.

    ResponderExcluir